A Desvalorização dos blogger - LuArtico

Social Media Icons

slide code

Photo

Renata
Mineira de 24 anos que se aventura por Portugal à 9 anos. Viciada em mangás yaoi e mega fã alucinada de Diablo 3. Trabalha como auxiliar de educação e nas horas vagas se arisca como fotografa.

Bem-Vindos!

social media icons 2

Search

Beleza

Beleza

Resenha Nerd

Resenha Nerd

Viagem

Viagem

never miss any post

A Desvalorização dos blogger


Nós blogger criamos o nosso espaço na internet porque gostamos de dividir nossas opiniões e descobertas. Gostamos de falar sobre diversas coisas, adoramos criar conteúdo, escrever resenhas e dividir com  os nossos leitores muitas coisas interessantes que encontramos. Alias, ser blogger é algo que ocupa muito tempo, ou vocês acham que aqueles posts maravilhosos que  lêem se faz sozinho? Lógico que não!por trás de cada post existe muitas horas de trabalho e dedicação. 

 Existe alguns detalhes sobre a vida de blogger, nos quais não lemos muitos sobre. São coisas que nos decepcionam e nos frustram muito conforme vamos reparando como somos mal tratados e desvalorizados, por pessoas/empresas que  deveriam ser nossos “aliados”. Porque muita gente envolvida no mercado tratam o blogger de forma absurda. 

As “parcerias” deveriam ser uma via de mão dupla, ou pelo menos devia ser assim. Quem nunca quis conquistar parcerias para o seu blog? A ideia de receber produtos parece mágica, se a gente não pára muito para pensar sobre isso. Nós blogger sempre ficamos super empolgadas com as parcerias que conquistamos, mas se pararmos  para pensar notamos que apesar de estarmos ganhando produtos, a parceria não é tão boa assim…

Para conseguir uma parceria, normalmente os blogs passam por uma seleção — as quais muitas vezes focam em números ao invés de conteúdo. Até aí, tudo bem, o problema geralmente começa depois da seleção. "As empresas normalmente mandam um e-mail dizendo que querem fazer conteúdo para o seu blog e em troca, você deve colocar um link direcionando para a loja em questão. O engraçado é que as mesmas lojas que oferecem isso para blogs pequenos são aquelas que pagam um publipost para grandes blogs, escrevem o conteúdo e pedem que eles coloquem links. Com blogueiros pequenos tem um nome: é parceria. Já com blogueiros maiores: é publicidade,ou seja, nos blogs menores é injustiça e exploração, para a marca se promover sem grande esforço e nos blogs grandes é outra história, o trabalho e o espaço são valorizados." - Brilho de Aluguel

Algumas empresas costumam ter mais de 200 parceiros por ano, é claro que muitas vezes as mesmas não dão conta de divulgar todos. Mas um retweet ou uma citação no Facebook em relação aos posts sobre os produtos da marca, ou seguir os próprios parceiros nas redes-sociais não custa absolutamente nada.

Deixando claro que sempre existem casos que fogem a regras e existem empresas muito legais, que tratam os blogs parceiros de forma respeitoso, seja ele um blog grande ou pequeno. Eles não obrigam o parceiro a entregar uma resenha em x dias, e procuram os blogs parceiros para falar sobre os lançamentos. 

O que mais me choca é o desrespeito que algumas empresas tem perante o nosso trabalho. Ninguém merece receber um e-mail exigindo em forma de pedido, que você faça algo sem receber nada em troca! Nem um por favor, muito menos um muito obrigada. Até quando algumas empresas vão continuar a tratar os seus parceiros e os seus futuros parceiros como subalternos e não como aliados?

Mas claro só aceita isso quem quer, e esse é o problema dessa nova geração de blogueiros, no qual vende a sua opinião facilmente por 10€, e isso acaba por ajuda dessa desvalorização. Lembro me que alguns anos atrás tinha um blog de texto no qual possuía um bom publico, e um dia recebi uma proposta de parceira de uma loja online de roupa, não qual falei que não pois roupas não era o tema do meu blog, a senhora me respondeu super mau falando que estava a pagar muito e como assim eu estava a recusar a proposta dela, pois por ela esta a me oferecer 5€ euros mais a roupa pelo post eu devia lhe agradecer. O mais triste foi que depois disso reparei que vários blogs que acompanhava tinha parceria com essa loja. (Nota o post em questão era um texto pronto no qual ela enviaria por email.)

A verdade nua e crua é que nos blogs, não somos e nunca seremos uma máquina de divulgação gratuita. Não é porque um blog é pequenos que isso não significa que não haja trabalho em criação de conteúdo, que não mereçam respeito e que não sejam valorizados pelo que fazem. E um absurdo uma loja enviar uma proposta de parceria para um blog sem nem saber qual é o foco do mesmo.

Nos blogger amamos criar, comunicar e compartilhar o nosso conteúdo para os nossos leitores e não buscamos ganhar nada em troca com nossos posts e resenhas,mas a partir do momento que um terceiro/empresa entra em contato querendo algo nosso, o mínimo que pedimos é respeito !

E o que acham de tudo isso? Concordam? Discordam? 

Comentários

  1. Concordo plenamente com seu post, realmente está muito difícil ser um blogueiro hoje em dia justamente pelo descaso dos parceiros com relação à nós.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que você falou! Nós sofremos muitas injustiças, principalmente nas parcerias!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Que post simplesmente maravilhoso! Concordo com todos os pontos que você abordou. Mesmo tendo um blog voltando para a cultura (livros, filmes e séries), também percebo essa discrepância de como um blog pequeno é tratado e como os grandes são tratados. É fato que as marcas devem buscar bloggers que vão proporcionar maior valorização, mas perceber que somos "os parceiros", enquanto os outros são "a publicidade" me faz muita vez sentir que meu trabalho é desvalorizado. Temos que realmente começar a nos valorizar e principalmente valorizar nosso conteúdo, isso é fundamental. Parabéns pelo post incrível!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu post.
    Resolvi me tornar blogueira pra valer a pouco tempo -eu já tinha mas sem muita utilidade - e já encontrei dificuldades com parceria .
    Mas queria ouvir sua opinião sobre outros assuntos ainda dentro desse universo blog.
    A questão da parceria ter esse lado de ter que entregar algo em troca pela resenha por exemplo.
    É bom para o blogueiro mas o autor gera custos que a longo prazo onera a publicação de livros ...
    o que acha disso ?
    Pode fazer uma matéria a respeito ?
    Vou ler e desde já parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
  5. Concordo, as vezes as pessoas e empresas que querem parceria olham a quantidade e não a qualidade dos blogs.

    ResponderExcluir
  6. Muito importante levantar essa questão. Concordo em muitos aspectos com você. Precisamos sempre dar valor a quem nos dá valor e seguir com nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Sofremos sim mas vamos continuar correndo atrás e afirmando nossos direitos
    Abraços,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Jornal Informal

    Sinceramente, há uns anos atrás blog era uma coisa para poucas pessoas, hoje em dia depois que muitas blogueiras cresceram todo mundo acredita que é fácil e que da noite para o dia vai adquirir sucesso. Eu vejo hoje em dia como é diferente, até mesmo o engajamento por parte da leitura, as pessoas leem menos depois do advento dos youtubers. É uma situação complicada.
    Outra, estou seguindo uma página, intitulada Glambox (uma loja online que entrega uma caixa recheada de produtos de beleza, com você pagando por mês) e sinceramente vi muitas reclamações porque a loja entregava um produto diferenciado para as blogueiras, mas para o público "comum" delas os produtos não eram os mesmos, parecem de má qualidade. E vejo muitas blogueiras em parceria com a loja falando extremamente bem e tudo o mais.
    Estão desvalorizando totalmente.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu também vejo essa desvalorização, sou contra..mas não é algo anormal tendo em vista a correria das pessoas, pois leva-se em conta que queremos algo rápido e cômodo e por isso existem os youtubers..e igs literários ou de moda..no youtube você não tem o trabalho de ficar lendo e pode assistir ou ouvir o conteúdo que querem passar..já no instagram é tudo mais resumido..mais objetivo. Na plataforma blogger você encontra conteúdos diversificados, existe um maior trabalho ao meu ver para produzir conteúdos e sou à favor que ocorra uma maior valorização..é uma pena que esteja ficando em segundo plano essa plataforma.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Realmente somos muito desvalorizados, mas por causa de pessoas que se dispõe a fazer qualquer coisa por dinheiro, foi-se o tempo onde se blogava por amor.

    ResponderExcluir
  11. Nossa senhora, acho que nunca vi um post tão real.
    Tá cada dia mais dificil ser blogueiro. Eu já fui ameaçada, desvalorizada, tanta coisa ruim e o pior é que eu só tô aqui ora me divertir, eu não quero ficar rica sendo blogueira, até porque eu tenho outra profissão que amo, isso aqui é pra se divertido e tem sido cada dia mais desanimador estar aqui...

    ResponderExcluir
  12. Concordo, o trabalho dos blogueiros deveria ser mais valorizado. Essa questão das parcerias é realmente delicada e deveria ser melhor elaborada pelas empresas.

    ResponderExcluir
  13. que post MARAVILHOSO! é fato que os blogueiros têm sido muito desvalorizados, tanto pelas empresas quanto pelo público mesmo (infelizmente, tá todo mundo lendo menos e dando valor apenas pro youtube). acho que, também, tem muita gente entrando aqui pelos motivos errados, sabe? o pessoal vê as blogueiras rycas no instagram e acham que é só entrar no blogger, fazer um conteúdo qualquer e fechar parceria até não poder mais, o que é triste, né? vivo recebendo oferta de parceria com lojas que não tem nada a ver com o conteúdo que eu publico. fora aqueles que tu citou no texto que querem mandar um texto pronto pra gente postar da maneira que eles quiserem. por favor, né? onde fica a valorização da dignidade e particularidade da blogueira nesse papo? acho um absurdo! enfim, me exaltei HAHAHA mas é que é foda. tomara que as coisas melhorem aqui na blogosfera, nós bloggers passamos um trabalhão, a gente merece haha <3

    um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Esse negócio de parceria sempre foi algo complexo para mim, eu sou da área literária e eu sempre ficava pensando e se eu achar o livro uma $#%@, eu não posso falar mal do meu parceiro, então resolvi passar a margem dessa coisa toda e deixar o blog o mais pessoal possível

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente. Infelizmente com a ascensão do youtube a blogosfera ficou sobrecarregada de pessoas buscando apenas fama, e isso diminuiu (e muito) a qualidade do conteúdo postado. Neste ponto é que encontraremos bloggers que farão de tudo para conseguir uma parceria, mesmo que esta não seja coerente com o conteúdo de seu blog, e fecham negócio sem avaliar os benefícios do que deveria ser uma troca. Acredito também que o fato das empresas de médio/grande porte realizarem uma seleção para blogs parceiros é justamente por isso: a qualidade (números também é um agravante), o que não justifica a diferença no tratamento entre blogs parceiros e blogs "para publicidade".

    Enfim, achei uma excelente pauta para debate (especialmente por ser do interesse de todos nós!).
    Parabéns pelo blog e pela postagem!

    Abraços,
    Mayara Santos | https://medium.com/mui-content

    ResponderExcluir
  16. Super concordo. Passei por esse tipo de frustração esse ano. E isso é meio inerente ao nosso trabalho, né. E isso é outra coisa, dá trabalho blogar e as vezes nem reconhecimento temos.
    Ótimo post.

    Minha Vida Por Acaso

    ResponderExcluir
  17. Concordo DEMAIS. Acho que a gente trabalha tanto, cada post, cada matéria, exige bastante planejamento, o texto em si, as imagens, tudo é um conjunto, e ser blogger e fazer todo o trabalho sozinho é AINDA mais difícil. Mas, acho que, em partes, mesmo que o dinheiro não chegue, existe uma certa satisfação nas pessoas lerem minhas matérias. Então, continuo.
    ADOREI seu post.

    ResponderExcluir
  18. Oi Renata!!
    Nossa, esse post é super importante. Quem tem blog pequeno sabe como é não passar nas seletivas de parceria porque não tem números suficientes. O pior é ver outros blogs sendo selecionados, mas não tem metade do conteúdo do seu. Infelizmente nem todas as parcerias são benéficas para ambos.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Amei seu post, principalmente porque passa verdade. É impressionante como os blogs pequenos são desvalorizados, mesmo quando temos um excelente conteúdo, ultimamente os números valem bem mais que qualidade infelizmente.

    ResponderExcluir
  20. Oi Renata! Tudo bem?

    Gostei demais do teu texto, pq é exatamente isso que a gente vê acontecer por aí muitas vezes mesmo. Eu estou na "blogosfera" há 7 anos e no meu blog antigo tentei fechar realmente algumas parcerias, mas era sempre um caminho de mão única, infelizmente. Sempre ficamos empolgados com a possibilidade de receber um produto e falar sobre ele, mas meio que acaba por aí, né?

    Nesse meu blog novo eu deixei uma aba para anunciantes, deixando tudo bem claro sobre como funcionaria uma possível parceria, mas a gente sabe que isso é bem difícil para quem está recomeçando a blogar. Cada dia mais só se olham os números e não as pessoas e o que elas gostam de produzir, então acaba que devemos seguir fortalecendo a cena blogger por nós mesmos.

    Um beijo!

    Carina
    https://nostalgicarina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Cara... tudo que tu falou aqui é a mais pura verdade. Muitas empresas que buscam parceiras, acabam ultrapassando o senso do ridículo, ao tratar um blog pequeno como ''nada''. É como se fossemos obrigados a aceitar a parceria, pq isso é uma honra pra gente. São coisinhas que precisam de um olhar mais atento dos blogueiros, e começarem a valorizar ainda mais a ''cara'' do blog.
    Enfim... adorei o teu senso crítico e super me identifico. Parabéns!

    Beijinhos,
    Utopia
    www.utopiavk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nossa, to começando a investir mais agora no meu blog, foi bom ter lido esse texto, para saber o que esperar nesse meu caminho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

✘ Comente com o link do seu blog para que nos possamos visita-lo

✘ Claro que podes julgar, mas, sem peso na consciência

✘ Alguns comentários podem não ser aceitos, dependendo do cunho da mensagem. Seja gentil na blogosfera.

Obrigada por comentar. Sua visita e opinião são importantes para nós.

Se você não tem conta no google, clique na caixinha que fica em frente "comentar como" e selecione "Nome/URL" ou comente com sua conta do Wordpress :)


Populares

Hej Dinamarca!
A 31 de Agosto de 2018 voei de Portugal para a Dinamarca, começando uma viagem de aventura. Estava…
Q Poskets: Victor Nikiforov e Yuri Plisetsky
A um tempo atrás fiz uma resenha sobre os Q Poskets , gostei tanto que resolvi comprar mais um de Y…
Viagem: Skiliftkarussell Winterberg - Alemanha
Revirando as nossas fotos da viagem na Alemanha, repare que não fiz um post a falar da nossa experi…
Assassin's Creed Origins: Bayek Protector of Egypt - Figura Colecionavel
Como vocês sabem eu e o André fizemos uma viagem para a Alemanha em Dezembro de 2017 ( posts sobre …